Informações Úteis

Informações úteis para compra de um novo colchão!

Para ter uma noite de sono tranquilo, dormir bem e recarregar a energia, um bom colchão é fundamental.

Um colchão velho ou uma escolha errada , além de causar desconforto, pode provocar insônia, câimbras, dores musculares, dores nas costas e na região lombar, sem contar com irritabilidade e falta de concentração no dia seguinte.

Mas na hora de comprar um novo colchão, podem surgir dúvidas, por isso relacionamos a seguir os diferentes tipos de colchão para facilitar sua escolha.

Na linha de colchão de molas, os molejos variam de acordo com o desenho do formato da mola, quantidade de  molas por metro quadrado, e da forma que são fabricados. Estas características definem o colchão quanto à nível de conforto e suporte de peso.

Molas Individuais Ensacadas - Também chamadas Molas Pocket

Mola ensacada individualmente tipo barril. Este método elimina quase que por completo a sensação de movimento do colchão ao ser utilizado por duas pessoas, pois as molas trabalham de forma independente. Por serem ensacadas uma a uma, proporcionam individualidade no sono.  Além disso, mantém o produto reto, eliminando a sensação de que o colchão possa estar jogando para fora da cama quem o está utilizando. Aço 2,0 mm com liga de carbono temperada individualmente: dá ao conjunto de molas o equilíbrio perfeito entre a firmeza do colchão e seu grau de conforto. Aumentando a vida útil do colchão.  Mais molas por metro quadrado (260 molas por metro quadrado): melhora a distribuição do peso sobre o colchão, aumenta a resistência do produto e proporciona maior durabilidade do molejo,

Molas Bonnel

É o sistema tradicional de molas. São molas de aço temperado, em formato bicônico e entrelaçadas por uma mola espiral. Sua maior vantagem é ser um molejo de grande versatilidade, oferecendo qualidade e bom nível de conforto. Essas características garantem excelente equilíbrio e conforto.   Apresenta em média 115 molas m².
Suporte médio de peso: 100kg.  Característica de suporte mais macio. 
A resistência e conforto do colchão de molas bonnel pode ser maior caso apresente outras características especiais que fortalecem sua estrutura e estofamento.

Mola LFK Extra Support 2.2

Bloco de molas exclusivo de grande estabilidade e elasticidade que se adaptam perfeitamente à forma do corpo garantindo o suporte ideal. Casamento perfeito entre Firmeza e Conforto. Estabilidade máxima graças ao seu desenho cilíndrico da mola e ao reforço perimetral encapsulado do molejo. Durabilidade e resistência máxima garantidas pelo tratamento térmico dada a cada mola, mantendo desta forma suas propriedades por muito mais tempo, é 74% mais firme que o sistema tradicional de molas.  Maior número de molas independentes por molejo que oferece uma maior superfície de apoio. (Um molejo cuja medida é de 138 x 188 possui 476 molas). O desenho exclusivo das curvaturas da mola garante uma grande flexibilidade nos extremos e permite um maior número de molas por superfície, oferecendo a firmeza que todo molejo requer. A independência da mola proporciona uma firmeza independente em cada ponto de pressão.

Molejo ensacado – Multilastic

Molejo produzido a partir de um fio contínuo de aço carbonado. Proporciona um posicionamento confortável e anatomicamente correto ao corpo. Possuem sistema Poliframe de bordas laterais em espuma que oferecem resistência ao conjunto estrutural do colchão, aumentando sua área útil.

Firmepedic Spirals

Molejo com formato bicônico, oferece resistência progressiva, isto é, quanto mais peso maior resistência. A grande vantagem deste tipo de molejo a versatilidade, pois oferece qualidade e bom nível de conforto com custos menores.

Colchão Ortopédico

Quem não gosta das alternativas mais moles, pode optar, ainda, por colchões ortopédicos, que têm uma tábua de madeira por dentro e uma camada de espuma por fora, ficando mais firmes. "Em geral este é o modelo indicado por médicos para quem tem problemas como hérnia de disco, por exemplo".  A função de um modelo ortopédico é manter sua postura em estado natural.

Colchão de Espuma

Um colchão de espuma deve ser adequado ao biotipo (relação peso/altura) de cada pessoa; deve ser firme e flexível, isto é, ser confortável e ao mesmo tempo dar a sustentação suficiente para suportar todo o peso do corpo sem ceder, proporcionando uma posição ortopedicamente correta que apóie o corpo e minimize os esforços musculares durante o repouso.

Verifique o colchão adequado ao seu biótipo na tabela oficial do INER:


Compra do Colchão e Medidas

Informações a serem ponderadas na compra do novo colchão:

  1. Um colchão não deve ser duro ou macio. O mais adequado é que seja firme e que tenha o suporte correto.
  2. Saiba qual é a estrutura de suporte.  Pondere sobre os materiais utilizados.
  3. Questione sobre o molejo usado na base. Faça o teste, deite-se por algum tempo.
  4. Invista o que for necessário, com certeza vale à pena.

Há a necessidade de ter as medidas internas da cama, pois é o espaço onde o colchão será colocado.

Normalmente o colchão é menor  2cm tanto na largura quanto no comprimento em relação ao estrado, isto é , deixar uma folga de 1 cm de cada lado.

E é essa referência utilizada para confeccionar colchões em medidas especiais (fora do padrão)

As medidas padrão são:

Cama

Colchão

0,80 x 1,90 m

0,78 x 1,88 m

0,90 x 1,90 m

0,88 x 1,88 m

1,30 x 1,90 m

1,28 x 1,88 m

1,40 x 1,90 m

1,38 x 1,88 m

1,60 x 2,00 m

1,58 x 1,98 m

 

Colchões de molas em medidas americanas:

Medidas Americanas

0,96 x 2,03 m - solteirão

1,00 x 2,00 m

 

1,10 x 1,88  m – também chamada medida de viúva

1,20 x 2,03 m

1,78 x 1,98 m

1,93 x 2,03m